logo alfa engenharia

Trocadores de Calor a Placas Gaxetados Alfa Laval Linha Industrial

trocadores de calor a placas gaxetados industriais alfa laval

O trocador de calor a placas vem sendo utilizado há mais de 80 anos, conquistando espaço em um número crescente de aplicações, desde os ambientes mais agressivos e severos, tais como a indústria química e petroquímica até o processamento delicado de bebidas e alimentos.

Através dos anos mostrou-se tão vantajoso que surgiram inovações tais como trocadores com placas semi-soldadas, totalmente soldadas e placas duplas.

Princípio de Funcionamento

O trocador de calor a placas consiste em um pacote de placas metálicas corrugadas com furos nos cantos para a passagem de dois fluídos entre os quais se transfere o calor. O pacote de placas é montado entre a placa de estrutura e a placa de pressão e comprimido pelos parafusos de aperto. As placas possuem gaxetas que vedam os canais e direcionam os fluídos em canais alternados. Os trocadores de calor a placas são projetados para otimizar a transferência de calor. Suas placas corrugadas geram grande turbulência nos fluídos, o que otimiza a troca térmica de um meio com o outro.

Trocadores de calor a placas semi soldadas

São trocadores de calor que possuem placas soldadas formando um “cassete”, permitindo a passagem em seu interior de fluidos com um mínimo contato com gaxetas em borracha.

Esta construção é obtida através da soldagem de duas placas iguais, através de processo de solda a laser, que garante uma perfeita vedação no interior do cassete, o que possibilita o trabalho com fluídos altamente agressivos à borrachas, aumentando assim a vida útil das gaxetas, e reduzindo custos de aquisição do trocador, já que as caras gaxetas especiais resistentes a fluidos agressivos tem seu uso minimizado à vedação dos bocais de alimentação de cada “cassete”.

Trocador de calor a placas semi soldadas alfa laval

Vantagens e aplicações

  • Placas soldadas a laser;
  • Adequado para NH3 e outros fluidos agressivos;
  • Alta pressão de trabalho;
  • Menor área de vedação utilizando borracha;
  • Operação segura, sem vazamento;
  • Baixo volume retido.
   

Trocadores de calor com placas duplas

Trocadores de calor com placas duplas

Placas duplas são geralmente utilizadas para resfriamento/aquecimento em indústrias farmacêuticas, de bebidas, de cosméticos, cervejarias e químicas, para produtos que possam acarretar contaminação ou reações indesejáveis. Caso ocorra algum furo ou trinca em uma placa, este tipo de placa é extremamente seguro contra mistura entre meios, mesmo se houver algum furo ou trinca em uma das placas.


Fale Conosco



Telefone: (11) 3644-5476
Whatsapp: (11) 99425-1618
Email: contato@alfaengenharia.com.br